segunda-feira, 23 de julho de 2007

Os perigos das dietas da moda

“Perca peso rápido! Experimente a dieta de poucos carboidratos, a de muitas proteínas, a do chá verde, a da sopa de repolhos, beba um shake e perca 5 quilos em 10 dias...” E por aí vai. A cada dia surge uma nova dieta “milagrosa”, cujo principal atrativo é a promessa de resultados rápidos para reduzir peso.

A maioria das dietas da moda não é balanceada e pode causar deficiência de certos nutrientes, por isso, não recebem muito apoio de médicos e nutricionistas. “Recomenda-se que a nossa dieta
diária deve ser constituída de aproximadamente 50 a 60% de carboidratos, 20 a 25% de proteínas e 20 a 25% de gorduras”, explica a endocrinologista do Hospital e Maternidade Brasil, Dra. Elza Ikejiri. Aumento do colesterol e dos níveis de ácido úrico e queda de pressão são alguns dos males provocados pela ausência de nutrientes na composição dessas dietas “mágicas”. Apesar de poderem causar emagrecimento em curto prazo ao restringir a quantidade de calorias, elas dificilmente podem ser mantidas por um longo período e, na maioria das vezes, a pessoa recupera o que emagreceu, o chamado efeito sanfona.

Uma das dietas da moda mais famosas é a do cardiologista americano Robert Atkins, que libera o consumo de gorduras e proteínas e proíbe carboidratos e açúcares. Mas, especialistas alertam: o nível de colesterol pode subir e doenças cardíacas aparecerem.

De acordo com a endocrinologista, o ema-grecimento deve ser um tratamento de médio e longo prazo, com uma perda média de 500 a 1000 gramas por semana. “Uma perda de 10% do peso já traz enormes benefícios do ponto de vista de saúde. Perder peso muito rápido leva a uma diminuição da taxa do metabolismo”, alerta a Dra. Elza.

As dietas “milagrosas” não são baseadas em princípios nutricionais corretos e não reforçam a importância da reeducação alimentar. “É fundamental ensinar ao paciente obeso que o hábito de uma alimentação correta é o princípio básico para uma boa saúde e, portanto, deve ser adotado como um estilo de vida. As dietas da moda podem levar a um aumento do colesterol, perda de sais minerais e perda de massa muscular”, diz a médica.

Ambulatório de Endocrinologia do HMB - 4993-9906

Para perder peso de forma saudável:

- diminuir o estresse ou as sobrecargas emocionais por meio de exercícios de relaxamento, autoconhecimento e melhora da auto-estima. Com isso, melhora-se o comer compulsivo.

- a prática regular de exercícios físicos é imprescindível para um programa de perda de peso e, principalmente, para a sustentação do resultado. Atividades aeróbicas como andar, correr, nadar são importantes para a queima de gorduras. É importante, antes de iniciar a prática esportiva, ter uma avaliação de um cardiologista.

- um programa de reeducação alimentar é a peça fundamental no tratamento. A dieta deve ser hipocalórica e equilibrada, respeitando as proporções recomendadas de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. Não são recomendadas dietas muito restritivas, abaixo de 800 a 1000 cal/dia. Realizar de 4 a 5 refeições por dia. Procurar utilizar carnes magras, de preferência frango e peixes. Evitar os açúcares, trocando-os por adoçantes. Evitar uso excessivo de alimentos feitos com farinha de trigo refinada e aumentar o uso de alimentos integrais. Aumentar ingestão de verduras, legumes e frutas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e