terça-feira, 31 de março de 2009

Quinquagésima oitava pesagem: -1 Kg (76.100)

Alegria! Mais uma semana bem sucedida no emagrecimento!

Desta vez a conquista é que, (finalmente), consegui voltar no ponto em que estava em 11/03/2008.

Foi mais de um ano de persistência para chegar onde estou agora. Haja teimosia.

Se eu não deixar a peteca cair, na próxima pesagem alcancarei com o menor peso desde que começei o processo. Sinceramente, não vejo a hora do número mágico de 75 kgs aparecer na balança. Vou fazer um esforço extra para garantir que ele vai venha.

Vou levar o processo neste ritmo até a Páscoa. Depois vou readequar lentamente a minha alimentação.
Hoje imagino que estou perdendo peso por ter adotado uma dieta bem restritiva. No longo prazo não é saudável, mas agora já está perto de terminar. Talvez eu ganhe algum peso logo na retomada da RA, mas pretendo me controlar para não deixar fugir do controle.

Noto que já incorporei alguns hábitos de forma permanente. O corpo já "pede água" com uma frequência muito maior do que antes. Sinto muita sede se tomo menos do que 1 litro por dia. Espero que a sensação de saciedade com pouca comida também continue...

É uma pena que a crise financeira tenha me impedido de sair do trabalho no horário pretendido para fazer exercícios. Bem, cada um tem a sua desculpa, e a minha é essa.

Obrigado pela torcida e até a próxima!

terça-feira, 24 de março de 2009

Quinquagésima sétima pesagem: -700gr (77.100)

E não é que consegui reduzir peso durante 4 semana seguidas?!?

Estou feliz da vida, e quem está no processo pode entender facilmente o motivo.

O efeito sanfona pode ser mais lento ou mais rápido. Estava acontecendo comigo de ser muito rápido. Perdia em uma semana e na outra já tinha ganho novamente.
Quando isso acontecia eu sempre ficava muito puto chateado por serem 2 semanas de esforço perdidas.

Só o fato de manter o peso - mesmo que sem grandes reduções - já é uma vitória. Tenho como informação de que a curto prazo, como forma de aumentar as garantias de sobrevivência o organismo sempre tenta recuperar o maior peso já alcançado. Como perdemos massa magra no processo o resultado é que no final ficamos ainda mais obesos do que no início do processo.

O que tenho feito nas últimas 4 semanas que não estava fazendo antes.

Deixei de almoçar fora
Normalmente almoçava em um restaurante muito apetitoso perto do escritório. Apesar de me preparar para ir, no final das contas não adiantava muito. Sempre comia um pouco a mais do que deveria, e com isso ganhava alguns gramas. No final do mês lá estava o kilinho extra me atormentando. No decorrer de alguns meses já tinha recuperado quase metade do que havia perdido desde o início.

Parei completamente com os doces durante o dia
Assumi que aquele docinho inocente é a encarnação da banha. Não como mais nenhum tipo de doce, biscoito, chocolate ou coisa que o valha. Faz parte da minha reeducação voltar a comer - de vez em quando - alguma coisa deste tipo, mas só vou arriscar isso depois de chegar nos 75 kgs. Até lá, me viro com frutas e quando bate muita vontade me permito uma colher de mel natural. Pode parecer ridículo, mas para mim está funcionando.

Não me martirizo por não estar comendo
Talvez seja isso que faça a maior diferença. No momento estou em um processo, então não fico me remoendo do fato de não comer aquele chocolate tão apetitoso que o colega ofereceu. Não é não e pronto. Nada de ficar sofrendo por conta disso.

Água, muita água
Devo estar consumindo uns 3 litros de água por dia. São mais ou menos 500 ml a cada passada no bebedouro, e olha que fico na empresa das 07 da manhã até ao menos 08 da noite.

Preciso incluir os exercícios no processo, mas enquanto não dá vou me virando com o que é possível de ser feito. Se continuar no mesmo ritmo, na próxima pesagem estarei na casa dos 76 kgs. Não vejo a hora, pois desde dezembro de 2007 não tenho esta alegria.

Vamos ver o que dá.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Hora do Planeta

Hoje o assunto é um pouco diferente.

Já comentei em outras ocasiões que tenho uma grande preocupação sobre o que estamos fazendo ao nosso planeta. Não sou um eco-chato, mas qualquer um que tenha um mínimo de informação sobre como andam as coisas não pode deixar de assumir sua parcela de responsabilidade pela situação atual.

Como forma de colaborar, participo do Movimento Escoteiro, onde juntamente com outros voluntários trabalho a temática ambiental através da Insígnia Mundial do Conservacionismo. Tem sido uma atividade muito gratificante! Não quero que meus filhos herdem um planeta em frangalhos, e ao estar fazendo alguma coisa posso ficar em paz com meu espírito.

Por isso apoio iniciativas sérias que tenham o objetivo de colaborar com a conscientização da população.

Imagino que uma boa parte dos amigos já tenham ouvido falar da Hora do Planeta.

É um movimento de alerta sobre o Aquecimento Global, que espera alcançar mais de um bilhão de pessoas em mil cidades de todo o mundo.

Veja o que o site da WWF diz sobre o ato:
"O WWF-Brasil participa pela primeira vez da Hora do Planeta, um ato simbólico, que será realizado dia 28 de março, às 20h30, no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global."

Quem achar que a idéia vale a pena e desejar colocar um sticker no blog basta acessar o site da WWF e pegar o código para divulgação online. O endereço é http://www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta/ajude_divulgar_hora_do_planeta/kit_mobilizacao_online/

Veja mais delhes no site da WWF Brasil (http://www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta/)

Conto com vocês!


Hora do Planeta 2009.

terça-feira, 17 de março de 2009

Quinquagésima sexta pesagem: -700gr (77.800)

Estou muito empolgado com as últimas pesagens!

Finalmente o esforço está valendo a pena. Estou reduzindo peso pela terceira semana consecutiva. Isso não acontecia desde a pesagem de 11/03/2008.

Não posso imaginar o que pode ser mais motivador que isso!

Além de estar perdendo peso, também estou me readaptando a comer menos. A ansiedade que faz todo glutão encher o prato está - aos poucos - diminuindo.

Tudo bem que ainda não me arrisco a ir no restaurante. Preciso ganhar mais confiança e principalmente deixar de ter aquele sentimento de que estou "perdendo dinheiro" por comer pouco. Como estou trazendo comida de casa, ainda não preciso me expor tanto. Naturalmente esta vai ser a prova dos nove e vou fazer isso assim que estiver abaixo de 75 Kgs.

Estar com o estômago leve é uma sensação que só tem valor para quem passou a vida toda sentindo-se estufado.

Estou levando a risca o mínimo de 2 litros de água, o que sem dúvida também está me ajudando muito.

Pelo jeito semana que vem eu alcanço a barreira de 4 pesagens consecutivas com redução. A última vez que isso aconteceu foi em 21/08/2007, logo no início do processo.

Não vejo a hora!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Gráfico de emagrecimento - Ticker Factory

Este serviço de gráfico do Ticker Factory (http://www.tickerfactory.com) é muito interessante.

Além de ser gratuito, é muito fácil de configurar e manter atualizado.

Desde o início do meu processo venho atualizando os dados e agora que ele já tem um bom histórico fica bem evidente o efeito sanfona. Dá para ver o gráfico com a evolução ou o ticker, que deixo fixo no topo do blog.

Emagrecimento do Andrey

As possibilidades do Ticker não se restringem a perda de peso. Quando configurei, vi que ele permitia acompanhar um monte de coisas. Desde o tempo que falta para uma viagem até os períodos férteis (isso não me foi muito útil...).

Como a imagem é gerada dinamicamente, pretendo que daqui algum tempo ele tenha alcançado a linha verde. No momento ele está na linha dos 78 kgs.

Vamos ver o que o futuro reserva.

terça-feira, 10 de março de 2009

Quinquagésima quinta pesagem: -1.4 Kg (78.500)

Aha,uhu, perdi mais de um kilão!!
Aha,uhu, perdi mais de um kilão!!

Valeu a pena ter ficado meio invocado semana passada. Nesta fui bem dedicado e cumpri (quase) tudo que tinha previsto no plano.

Devo estar bebendo uns 3 litros de água por dia. Pudera! Estou o tempo todo com a garrafa na mão...

A comida continua bem regrada. Algumas frutas, leite, pão de vez em quando e iogurte natural. Pode estar meio desbalanceada, mas me sinto muito bem e vou continuar assim por mais um pouco.

Ainda não deu para incluir atividades físicas, mas quando der é claro que vou reduzir mais rápido.

No momento defini 75 Kgs como meta intermediária. Já fazem muitos anos que não tenho este peso e chegar nele será um fator muito estimulante.

Estou animado. Acho que agora peguei o ritmo novamente!

terça-feira, 3 de março de 2009

Quinquagésima quarta pesagem: -400 gr

Nos últimos tempos tem sido assim. Bastante esforço para perder e quando dou uma bobeada lá está o peso de volta.

Nesta semana reduzi 400 gr, mas o esforço para perder é desproporcional ao de ganhar. Se ao menos o esforço para perder não fosse tão grande eu até ficaria mais sossegado....
O que me deixa mais tranquilo é ver que isso não é um problema exclusivo meu, caso contrário não teríamos tantos obesos no mundo.

Sempre me espanto com a inteligência de meu corpo, que faz de tudo para me manter o mais gordo possível. Em um mísero dia almoçando normalmente consigo a proeza de recuperar o peso perdido em uma semana inteira.

A lógica das calorias deve ter alguma falha metafísica. Como pode um sanduíche de 250 gramas engordar 1kg?? (Ok, eu sei que o sal retém líquido e tal, mas hoje eu queria só reclamar! :-)).

Uma ótima semana a todos!