terça-feira, 25 de setembro de 2007

Nona pesagem: -900 gramas

Essa foi realmente uma ótima semana para minha redução de peso!
Apesar de ter ido a uma festa de casamento "infestada" de boa comida, consegui manter uma média que me rendeu 900 gramas a menos.

De certa forma também foi uma retomada, pois quando voltei de viagem fiquei a semana toda perdendo peso que já havia eliminado. Agora aquela história está encerrada.

Outra boa novidade é que finalmente consegui voltar a academia. Meus horários de trabalho são muito difíceis, mas vou fazer o impossível para frequentar com regularidade. Chegou o momento de melhorar minha condição física e turbinar minha redução!

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Oitava pesagem: -100 gr

Chegou a hora da verdade!

Na semana passada não fiz a pesagem oficial por ter retornado depois do dia da semana em que me peso.
Entretanto, é importante deixar registrado que ganhei 2 kilos naquela semana. Bebendo pouca água e exagerando nas deliciosas comidas locais e na cerveja gelada só podia ter acontecido isso.

Assim que voltei e tomei o susto na balança, retomei o ritmo na RA. Com bastante força de vontade consegui "reperder" os 2 kilos, e de lambuja reduzi 100 gramas da pesagem anterior. E olha que no domingo fizemos um belo churrasco, com tudo de bom que tem direito. É só comer de modo moderado que é possivel ter vida social e também perder peso.

É uma grande chatice ter que se esforçar para perder peso que já tinha sido eliminado, mas por outro lado é bom que seja chato, pois no futuro vou tomar mais cuidado com os exageros.

sábado, 15 de setembro de 2007

Off topic: Comentários sobre o passeio em Abrolhos

Pé na estrada, ar e água!

É muito revigorante deixar o dia a dia um pouco de lado, conhecer lugares diferente e curtir um pouco de aventura. Aliás, aventura é a palavra que melhor define este passeio meio exótico...

Quando na minha vida imaginei que iria para um lugar a milhares de kms de casa para "avistar baleias"? Que coisa meio maluca!?!
Minha mulher que é tão caseira quanto eu não botou muita fé, mas quando avistou uma baleia ajudando o filhote recém nascido a subir para a superfície respirar entendeu o espírito do passeio.

Fomos em um pequeno grupo de quatro aventureiros festeiros. Eu, minha esposa, meu tio Nivaldo e a tia Angela. Pessoas incríveis, com mente aberta e dispostas a aproveitar o que vier pela frente. Muito obrigado pela ótima companhia e pelos bons momentos!

Vou contar bem resumidamente como foi a viagem, e então mostrar algumas fotos para matar a curiosidade dos amigos.

Nosso avião decolou de São Paulo às 06:20 no dia 07 de setembro. Sem atraso, chegamos em Vitória às 08:00 hs.
Eu já havia reservado um carro na locadora, então quando chegamos foi só preencher a papelada, conferir o carro e sair para a estrada.
Da capital capixaba até Caravelas no sul da Bahia foram 08:30 hs de viagem pela "famosa" BR 101.
Chegamos no início da noite e fomos direto para a empresa onde faríamos o passeio de barco acertar os detalhes. Eu e o Nivaldo decidimos fazer nosso primeiro mergulho com cilindro, o chamado "batismo".

Que ansiedade!

De lá fomos para a pousada. Um lugar bem aconchegante, com ótimo café da manhã e preços honestos.

A Baleiada
Às 07:00 fomos para o pier embarcar no catamarã "Imagine". Um nome bem sugestivo....
Estávamos saindo pelo rio em direção ao mar quando o biólogo do barco passou as instruções sobre o passeio e deu a notícia meio chata.
Tinha um pouco de vento e o mar estaria um pouco mais agitado do que o ideal... bondade dele! O barco balançou tanto que várias pessoas começaram a ficar verdes. Infelizmente eu era uma delas.

Com uma parte dos passageiros se preocupando basicamente em administrar o estômago, a viagem só melhorou quando avistamos o primeiro grupo de baleias jubarte.

Foi uma festa!! Enormes baleias jubarte nadando tranquilamente com os filhotes... muito emocionante!!
Algumas chegaram perto do barco, mas olhando na linha do horizonte dava pra ver o borrifo de muitas outras. Uma pequena multidão de baleias sendo observadas por outra pequena multidão no nosso barco.Seguimos avistando baleias jubarte até chegarmos no arquipélago de Abrolhos.


Ilha Siriba e seus atobás
Assim que chegamos no arquipélago fomos recepcionados pela guarda parque do Ibama, que deu uma rápida palestra sobre como se comportar no local, e explicou um pouco sobre a visita que faríamos na ilha Siriba - a única do parque aberta a visitação pública.

Siriba é uma ilha pequena, cheia de atobás e outras aves marinhas.
Os atobás são muito mansos e não demonstram preocupação com a presença dos visitantes, que eram muitos naquele dia. Felizmente aqueles atobás não sabem do que nós humanos somos capazes!

Com o passeio na ilha Siriba terminado, é hora de voltar para o barco e preparar-se para as próximas atividades.


O batismo
Enquanto subia no barco ouvi o dive master perguntar quem gostaria de ser o primeiro a mergulhar. Não tive dúvidas e me ofereci para o sacrifício!
Com a roupa de neoprene vestida, ouvi com atenção as dicas sobre como se comportar no mundo subaquático.
Que minutos incríveis! Que ansiedade!
Coloquei o cinto com o lastro, vesti o equipamento com o cilindro de ar, peguei a máquina fotográfica (tks Roger) e chegou a hora e pular do barco.
Para quem não é habituado o peso do equipamento é muito estranho. Pular do barco com tudo aquilo então beira uma sandice.
- Vou afundar feito uma pedra! Pensei.

Pulei!


Bm, não só não fui direto pro fundo como fiquei boiando ao lado do dive master. Ele checou os equipamentos, confirmou se eu estava pronto e então chegou a hora de afundar.

UAU!!!
Que sensação fantástica!! Respira-se normalmente debaixo da água, com a diferença de que tanto a inspiração quanto expiração são feitas pela boca.
Conforme fomos descendo a pressão da coluna da água foi pressionando os ouvidos. Foi só fazer a "compensação" tapando o nariz e forçando o ar que tudo ficou perfeito. Desce, compensa, desce, compensa...
Muitos corais, peixes de várias cores e tamanhos e eu não conseguia acreditar que estava vivenciando aquilo. Só não me belisquei porque não ia adiantar. A roupa de neoprene pretege tanto do frio que faz lá no fundo quanto das pedras que de vez em quando eu batia por falta de prática em equilibrar o cilindro.
Tirei várias fotos que ainda não revelei. Tomara que tenham ficado nítidas!
Foram aproximadamente 25 minutos de um mergulho tranquilo e muito bem assessorado. Muito obrigado ao dive master e à todos da tripulação do Imagine.





Retornando de Abrolhos
Mergulho terminado, almoçei enquanto esperava as outras pessoas fazerem seus batismos. Como demorou um pouco, aproveitei o tempo para um mergulho de apnéia usando as técnicas que havia aprendido.
Foi rápido, mas consegui avistar mais alguns cardumes e tirar mais fotos.
No caminho de volta avistamos mais alguns grupos de baleias e várias com baleotes.
Felizmente o vento estava mais calmo e as ondas ficaram mansas.
Com o mar mais fácil o barco desenvolveu maior velocidade e chegamos em Caravelas com bastante segurança.
Depois de jantar uma ótima moqueca de robalo, o cansaço tomou conta e dormimos feito pedra.

Nova Viçosa
No dia seguinte fomos para Nova Viçosa, onde a empresa em que trabalho desenvolve um loteamento ecológico: a Ecovila Caminho de Abrolhos.
Nova Viçosa é uma cidade de 15000 hab. que fica em uma península no extremo sul da Bahia. Cidade acolhedora com muitas belezas, entre elas as praias com areias medicinais e o maior manguezal do Brasil.
É o ponto do continente mais próximo do arquipélago de Abrolhos. Na próxima visita às baleias vamos tomar o barco lá e economizar um bom tempo no trajeto.
Uma dica: Em Nova Viçosa não deixe de conhecer a Pousada Cheiro de Mar. A melhor pousada de todo o passeio, com um ótimo restaurante, atendimento de primeira e com apartamentos de frente para o mar.

Para quem não gosta de mar, Nova Viçosa tem ainda o rio Peruipe, um lindo rio onde pescam-se robalos de até 10kg! A propósito, nossa ecovila fica entre o mar e o rio Peruipe, numa das localizações mais fantásticas da região.


Outras aventuras...
Já pensando em evitar surpresas no retorno, decidimos conheçer Guarapari. Como fica distante apenas 50km de Vitória já estaríamos próximos ao aeroporto.Descendo pela BR 101 pegamos muito trânsito e chegamos em Guarapari depois das 10 da noite. A missão então foi achar um lugar para ficar. Adotamos a praia dos Namorados como referência e nas proximidades fomos recomendados à pensão Roma Antiga. Notei que a dona achou meio estranho aquela turma chegando naquela hora, mas foi muito solícita e ficamos bem instalados. Jantamos um sanduíche caprichado na praça em frente à pousada.

Na manhã seguinte fomos conhecer as praias de Guarapari. Muito bonitas, apesar da água um pouco fria o visual realmente valeu a pena. Já nos preparando para pegar o avião de volta para Sampa, almoçamos uma fantástica moqueca em Vitória num restaurante de frente pro mar. Fechamos com almoço de ouro!

Às 19:15 do dia 11 de setembro pousamos em Congonhas. Cansados, satisfeitos e já pensando na próxima escapadela....

Merece destaque:
* A paz transmitida pelas baleias Jubarte;
* A emoção do mergulho autônomo;
* A hospitalidade ímpar do povo baiano;
* A "fritada de siri" da Pousada Cheiro de Mar.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Off topic: Viagem no feriado

Como ninguém é de ferro, neste feriado vou fazer um passeio bem diferente com minha esposa. Nós vamos visitar o parque marinho de Abrolhos, também conhecido como Arquipélago de Abrolhos.

Neste lugar as baleias Jubarte vão procriar todos os anos e ficam na região entre julho e novembro. Fui o ano passado a trabalho, e havia prometido levar minha esposa. Será seu presente de aniversário.

Abrolhos fica no sul da Bahia, perto da divisa com o Espírito Santo. Vamos de avião até Vitória e de lá vamos de carro o resto do trajeto. É um passeio bem diferente, e recomendo a todos que tenham um mínimo de espírito aventureiro.

Vou postar algumas fotos da região, assim compartilho com vocês o prazer da viagem.

Até lá!

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Sétima pesagem: -500 gr

Maravilha! Lá se foram outros 500 gramas!

Poderia ter sido até mais, entretanto a semana valeu a pena.
Neste sábado fui na casa de um primo-brother, comemorar a visita de outro irmão de coração. Lá fizemos um churrasco instantâneo com picanha. A picanha estava ótima e o bate papo com os camaradas melhor ainda!

Poder festejar com as pessoas que se gosta, comer o que dá prazer e ainda assim reduzir 500 gr na semana? Pois é, isso é possível!! A questão é fazer tudo com moderação e não "jogar tudo pro alto" por não ter feito questão de resistir àquele naco de picanha. Aliás, um filé de 100 gr de picanha contém 287 cal., uma lata de cerveja 147 e 100 gr de linguiça calabresa mais 300 cal. Nada muito absurdo :-)

Festejando cada redução, comendo um pouquinho de cada coisa e - importantíssimo - bebendo bastante água - a cada dia vou chegando mais perto do meu peso ideal.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Atitudes mínimas para ser uma pessoa saudável

Ser saudável é bom, garante saúde e longevidade. O problema é que, para muita gente, soa ser chato e é quase símbolo de uma vida monótona. Academia e pratos balanceados perdem espaço para o ócio (geralmente deitado no sofá assistindo TV ou sentado em frente ao computador) e para a gordurinha trans. Essa troca causa diminuição da qualidade de vida e da saúde.

Isso não quer dizer que você precisa se tornar um "fundamentalista" na busca pela vida saudável. Essa virada de vida é um pouco mais simples. Na verdade, é como uma sugestão.

Você sabia que, para ser considerada uma pessoa minimamente saudável, você precisa mudar apenas alguns hábitos e não vai precisar deixar a sua picanha de lado? Que tal começar com um "saudável no limite"? É como muitos fazem na infância ou na adolescência: estudar o mínimo para passar raspando. É um começo e, com o tempo, seu corpo vai responder positivamente, gerando a vontade de criar hábitos cada vez mais saudáveis. Topa?

Pergunta número 1: por que ser saudável?
Para ter uma qualidade de vida mínima é preciso ter boa saúde. Por acaso você já ouviu alguém lhe desejar: “Saúde. Porque com a saúde em dia, todas as outras coisas da vida, você consegue”.

Pense um pouco nessa frase. Veja se ela é mesmo verdade. Um indivíduo que não goza de boa saúde consegue ser feliz? Consegue ter um amor e consegue dedicar-se e passar momentos gostosos ao lado dele? Consegue ter uma velhice tranqüila? Consegue ser um bom profissional e ser aplicado no trabalho? Consegue cuidar da família e pôr tudo em ordem?

Provavelmente não. Por isso, pense: é realmente uma atitude responsável trocar sua vida pelos “alimentos do mau”, como gorduras trans, biscoitos, frituras e etc?

Se você chegou a um “não” como resposta, siga para a pergunta seguinte.

Pergunta número 2: é preciso reduzir o consumo desses “alimentos do mau”, principalmente, as gorduras, as frituras e os doces. Infelizmente não há como escapar. Se você deseja emagrecer, controlar o seu colesterol, adotar hábitos saudáveis de alimentação e prevenir o aparecimento das doenças cardiovasculares, tem que diminuir o consumo de gordura.

Pergunta número 3: vou ter que me privar de todos os alimentos que contenham o mínimo de gordurinha?
Segundo Cristiane Ruiz Durante, que é coordenadora de nutrição da Triathon Academia, ninguém é de ferro e precisa se privar de tudo. “É óbvio que existe uma dieta específica para cada um, mas ninguém escapa a um evento, um casamento, uma festinha ou uma reunião, que estão sempre lotados de apetitivos gostosos. A pessoa pode, sim, comer esses petiscos, mas basta saber o limite”, afirma Cristiane.

Ainda segundo a personal dieter, o gasto energético tem que estar de acordo ou mais alto do que o ganho de energia adquirida com a ingestão de alimentos. “Se a pessoa comer um bombom de 30 gramas por dia, por exemplo, ela não vai estar cometendo nenhum pecado e não é isso que vai estragar a dieta dela”, exemplifica a Cristiane Durante.

Sobre o junk food, é necessário ter mais cuidado. “Essas lanchonetes de fast food são perigosas. Se a pessoa puder evitar para a vida toda, ótimo. Caso contrário, uma vez por mês já é o limite”, diz a nutricionista.

Além disso, a gordura também é essencial ao organismo, mas em exagero, pode engordar e, dependendo da gordura, pode elevar os níveis de colesterol e de problemas cardíacos.

Entenda mais:
“As gorduras são macronutrientes, como as proteínas e os carboidratos. Elas também devem fazer parte de uma dieta balanceada, sendo responsáveis por 25 a 30% das calorias ingeridas por dia”, afirma a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional, Citen.

Segundo a médica, as gorduras desempenham várias funções importantes em nosso organismo. Dão estrutura às membranas celulares, formam a maioria dos hormônios e promovem a circulação das vitaminas. “E nos alimentos, as gorduras são os componentes de maior sabor, o que os tornam irresistíveis, tanto os salgados como os doces”, diz.

Apesar de todo o receio quanto à gordura em si, há um tipo dela que é tida como gordura benéfica, uma vez que nosso organismo não é capaz de produzi-la e também não vive sem ela. Essa é a gordura denominada insaturada, que se mantém em estado líquido à temperatura ambiente. As gorduras insaturadas estão presentes nos óleos vegetais, nozes, castanhas e em alguns peixes, como salmão, truta, cavala, arenque, bacalhau fresco e atum.

Pergunta número 4: eu não gosto de água. Prefiro refrigerante e suco. O que fazer?
Segundo a personal dieter, o ideal é que uma pessoa consuma aproximadamente de 30 a 35 ml por quilo de peso. “Isso é o mínimo para manter o corpo hidratado e eu diria até que é o primeiro passo no quesito ser saudável. Para ter um corpo 100% legal, com bom desempenho, o peso e o funcionamento do organismo em ordem, é necessário beber bastante água”, esclarece Cristiane.

Os compulsivos por refrigerantes devem ter cuidado, pois essas são bebidas que podem conter muitas calorias (prefira sempre as opções light) e não possuem os minerais que a água possui. “Para quem não bebe água em hipótese alguma, o jeito é fazer sucos de frutas naturais e de baixa caloria ou beber água de coco”, afirma a nutricionista.

Pergunta número 5: o que eu posso e preciso comer e, o contrário, quais são os alimentos que eu preciso tomar distância?

- Saber controlar as emoções e mantê-las em equilíbrio. Não adianta querer ser saudável tendo altos níveis de estresse e ansiedade, por exemplo.
- Consultar médicos ao menos uma vez por mês. “Isso inclui ginecologista, nutricionista, endocrinologista, dentista, cardiologista, caso a pessoa apresente algum problema do coração ou esteja acima dos 35 anos, e outros”, completa a especialista e personal dieter Cristiane Durante.
- Se a pessoa for obesa ou compulsiva, é necessário fazer um trabalho de reeducação alimentar sob orientação médica.
- O almoço e o jantar devem conter alimentos variados para que se mantenha um balanço de vitaminas, proteínas, sais minerais e fibras.
-Além do almoço, do jantar, do café da manhã e do lanche da tarde, é necessário comer com intervalos de três a quatro horas.
- Não se deve seguir dietas loucas e sempre é importante consultar um nutricionista.
-A ingestão de energia por meio dos alimentos jamais deve ultrapassar o gasto calórico.
- Não vá achar que é só porque foi numa festa ontem à noite e comeu demais é que você não consegue ser uma pessoa saudável.
- Frituras em imersão, como pastel, coxinha, batata frita e hambúrgueres devem ser deixados mesmo de lado.
- Quer comer um docinho? Que tal banana com canela no forno?
-Os cafezinhos devem ser deixados um pouco de lado. “Três por dia já está mais do que bom”, frisa Cristiane.
-Enfim, não achou que ia escapar deles, né? Dos exercícios...”Não há pessoa considerada saudável que não malhe, não corra, não caminhe ou não pratique nenhuma atividade física. Isso, além de beleza, é saúde”, finaliza Cristiane Durante.

Por Nadia Heisler 3/9/2007

Fonte: http://cristianaarcangeli.uol.com.br/site/saude.aspx