terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Quadragésima nona pesagem: +500 gr

Com o final da lata de shake tentei criar uma nova situação normal.

Almoçei normalmente, sem extravagâncias e inclui bastante salada.

As tonturas esporádicas passaram, e me senti muito mais vigoroso. É incrível a diferença no humor e na produtividade do indivíduo bem alimentado.

Tudo muito bom, mas não gostei do resultado na balança.
Ganhei 500 gramas, e isso sem nenhuma grande comilança.

Pensei que iria ao menos manter o peso, e assim poderia diminuir alguns gramas por semana e finalmente deixar a casa dos 80.

Não deu certo. Vou bolar algo diferente e na próxima semana conto o que deu.

Até lá!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Quadragésima oitava pesagem: -500 gr

Considerando que relaxei muito esta semana, perder 500 gr foi um ótimo resultado!

Continuei substituindo o almoço pelo shake, mas algumas noites comi quando cheguei em casa, e no final de semana também almoçei normalmente.

Ainda bem que o shake de chocolate está terminando. Já estou ficando enjoado do dito cujo. Vou misturar aveia em flocos e ver se melhora. Tomara!

Quanto à academia, o retorno ainda não passou de mera vontade. A falta de tempo e o dinheiro curto complicam as coisas. Se conseguisse tempo poderia correr no parque, o que já resolveria o meu problema.

Vamos ver se nesta semana crio jeito e volto a caminhar pela manhã.

Um abraço e até a próxima!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Quadragésima sétima pesagem: -3.4 Kgs

Depois de uma semana de shake os resultados apareceram!
Já me sinto bem mais leve e disposto. As calças já não apertam tanto e sinto que está valendo a pena.
Vou usar o shake até chegar nos 80 kgs, peso que estava antes dos benditos exageros de final de ano. Que pena que panetone engorde tanto!!!!

Consegui manter a disciplina de forma bastante satisfatória.

No primeiro dia de shake não senti absolutamente nenhuma fome. Foi estranho não sair para almoçar, mas como preparar e tomar o shake não leva mais do que 10 minutos, meu horário de almoço se tornou imenso. Aproveitei para colocar a leitura em dia e pensar na vida.

No segundo dia também não senti praticamente nenhuma fome. Para o jantar resolvi enriquecer o iogurte com aveia em flocos. Alimenta e garante as fibras para um bom funcionamento intestinal.

No terceiro dia senti uma fome absurda!! O shake já não desceu tão bem e começei a sentir falta de comida com sal. Com muita teimosia consegui vencer este dia que pareceu não terminar nunca. Quando dava fome, eu tomava água. Sem exagero, devo ter bebido uns 4 litros de água.

No quarto dia acordei com o estômago muito vazio. Fazia tempo que não tinha a sensação de não ter absolutamente nada no estômago. Continuei bebendo água e o dia passou bem mais facilmente. Acho que o corpo já tinha se acostumado com a pouca comida.

O quinto e sexto dia foram no final de semana. Almoçei normalmente e jantei o iogurte com aveia.

Quando chegou o sétimo dia já consegui notar uma boa diferença. As roupas estavam mais folgadas e o estômago mais comportado. Continuei com o almoço a base de shake e no jantar me dei o direito de comer um pão francês com café e leite.

Pelo peso que perdi acho que valeu a pena o sacrifício. Vou usar o shake um pouco mais até chegar nos 80 kgs, entretanto sem tanta restrição quanto esta semana. Não é que falte força de vontade, (teimosia?), só não quero prejudicar minha saúde.

Vamos ver o que vai dar.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Plano de corrida para iniciantes

Não é de hoje que defendo as atividades físicas para perder peso, e de vez em quando comento minha experiência com corrida.

No longínquo 2007 cheguei a correr 8 Kms em uma sessão. Esse foi meu recorde, que até agora me impressiona. Como pretendo voltar a correr, achei muito interessante a matéria da revista Claudia tratando do assunto e para não perder de vista, tomei emprestado o plano para iniciantes.

Quem se interessa em começar a correr não pode perder este artigo!
http://claudia.abril.uol.com.br/materias/3435/?pagina1&sh=33&cnl=41&sc=

Iniciantes

1ª semana 2ª semana 3ª semana 4ª semana
Segunda-Feira
10 minutos de caminhada + 4 de corrida e 2 de caminhada (oito vezes) + 10 minutos de caminhada 10 minutos de caminhada + 5 de corrida e 2 de caminhada (cinco vezes) + 10 minutos de caminhada 10 minutos de caminhada + 6 de corrida e 2 de caminhada (cinco vezes) + 10 minutos de caminhada 10 minutos de caminhada + 7 de corrida e 2 de caminhada (quatro vezes); + 10 minutos de caminhada
Terça-Feira
40 minutos de fortalecimento muscular 40 minutos de fortalecimento muscular 40 minutos de fortalecimento muscular 40 minutos de fortalecimento muscular
Quarta-Feira
10 minutos de caminhada + 2 de corrida e 3 de caminhada (duas vezes) + 5 minutos de caminhada + 2 de corrida e 3 de caminhada (duas vezes) + 10 minutos de caminhada 10 minutos de caminhada + 1 de corrida e 2 de caminhada (três vezes) + 5 minutos de caminhada + 1 de corrida e 2 de caminhada (três vezes) + 10 minutos de caminhada 10 minutos de caminhada + 1 de corrida e 1 de caminhada (quatro vezes) + 5 minutos de caminhada + 1 de corrida e 1 de caminhada (quatro vezes) + 10 minutos de caminhada 10 minutos de caminhada + 2 de corrida e 1 de caminhada (quatro vezes) + 5 minutos de caminhada + 2 de corrida e 1 de caminhada ( quatro vezes) + 10 minutos de caminhada
Quinta-Feira
40 minutos de fortalecimento muscular 40 minutos de fortalecimento muscular 40 minutos de fortalecimento muscular 40 minutos de fortalecimento muscular
Sexta-Feira
Corra até perder o fôlego, caminhe por 3 minutos e volte a correr até completar 1 hora de treino Corra até perder o fôlego, caminhe por 3 minutos e volte a correr até completar 1 hora de treino Corra até perder o fôlego, caminhe por 3 minutos e volte a correr até completar 1 hora de treino Corra até perder o fôlego, caminhe por 3 minutos e volte a correr até completar 1 hora de treino

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Quadragésima sexta pesagem: +4.2 Kg

Por conta das festas de final de ano fiquei algum tempo sem postar. Sabia que estava ganhando peso, só não pensei que chegaria a este ponto. Quando me senti espremido dentro da calça que antes ficava folgada foi que caiu a ficha do quanto havia engordado.

Aproveitando o inicio do ano e a possibilidade de começar tudo do zero, resolvi mudar um pouco minha estratégia.

Não sei se só acontece comigo, mas tenho muita dificuldade em mudar os hábitos de forma gradativa. Durante os últimos meses tentei sem sucesso mudar o meu prato,. Isso aconteceu tantas vezes que não vejo mais sentido em bater na mesma tecla.

Para resolver vou promover uma ruptura radical. Temporária, mas radical.
Já comentei em outros posts sobre os shakes de emagrecimento e como eles não funcionam a longo prazo. Nós sabemos que o que funciona é a reeducação alimentar. Mas então o que fazer se não consigo controlar o prato indo nos mesmos lugares? Simples. Deixe de ir.

Para me desintoxicar de todos os exageros do final de ano e colocar minha RA nos trilhos vou usar o shake como muleta durante alguns dias. Acho que vai ser muito mais fácil se controlar depois disso. É claro que cada pessoa tem uma reação diferente, mas comigo é assim. Talvez mais alguém se identifique com este comportamento, e é por isso que estou aqui escrevendo.

Para que a desintoxicação funcione não vou admitir exceções na alimentação e tomar muita água. Se possível mais do que os tais 2 litros por dia.

Vejam o plano meio maluco que vou seguir nos próximos dias de segunda a sexta. Nos finais de semana vou almoçar normalmente e jantar uma fruta.

Café da manhã:
Café + leite + 1 pão francês com manteiga

água
água

Almoço:
Shake

água
água

Café da tarde
1 fruta

água
água

Jantar:
1 yogurte com cereais ou outro alimento de até 150 calorias

Com isso vou ingerir menos de 1.200 calorias por dia, manter-me hidratado e desinchar bem rápido. A partir daí retomo minha RA e o caminho do emagrecimento lento e saudável.