quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Foto aos 77 kgs

Perdoem a qualidade da foto, e a feiúra do modelo, mas preciso compartilhar com vocês esta foto tirada a alguns dias, quando cheguei nos 77 kgs.

Ainda é muito cedo para montar um quadro no estilo antes/depois, mas este é o estágio atual e não posso deixar de agradecer a todos os que me incentivaram deste o início do processo.

Em pouco mais de 4 meses se foram 14 kilos e várias roupas do tempo dos 91 kgs. Ainda bem, não via a hora de ter um bom motivo para renovar o guarda-roupa!

Esta semana não está sendo possível ir na academia direito devido à excesso de trabalho, mas na próxima terça vou me pesar e contar algumas novidades que podem interessar a muitas pessoas.
Até lá!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Décima sétima pesagem: +500 gramas

Alguns exageros dos feriados não perdoaram na hora da pesagem.

Devido aos feriados a academia esteve fechada no dia 15/11 e hoje. Como estive viajando também não pude ir no dia 19/11 e o caldo entornou.
Durante o processo qualquer mudança na alimentação aparece rapidamente na balança. Não foi nenhuma orgia gastronômica, mas sem exercícios... bem, os números falam por sí.

A ótima notícia é que passei a barreira dos 6 kms. Estão sendo 2 kms de caminhada forte e mais 4kms de corrida média. Para quem suava para subir alguns lances de escada é uma grande vitória!

O Natal está chegando e até lá quero estar com 75 kg. Vamos em frente!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Décima sexta pesagem: -700 gramas

Esta foi uma boa semana, mas a contragosto precisei me pesar em um dia diferente.
Explico.
Na terça-feira não consegui fazer academia. De fato levantar da cama já foi um sacrifício. Estava com uma terrível dor nas costas que (imagino) foi causada por um movimento brusco qualquer. Se andar estava difícil, na esteira então nem pensar. Tomei antinflamatórios e agora estou muito melhor.

Uma boa notícia é que além de ter eliminado 700 gramas, também passei a barreira dos 5 kms na esteira! Sempre fazendo 2kms de caminhada forte para aquecer e o restante a 10,6 km/h. São 35 minutos na esteira e quase 300 calorias a cada sessão.

Estou empolgado! Até o natal com certeza estarei com menos de 75 kgs.

sábado, 10 de novembro de 2007

Dieta e exercícios

Desde que começei o meu processo tenho lido muito sobre a importância em equilibrar a alimentação com atividade física, mas como isso influencia nos resultados?

A questão é que o exercício físico estimula o desenvolvimento muscular, mas sem uma dieta controlada o emagrecimento é limitado. Bem limitado. Quase nulo...

Por outro lado, uma boa dieta favorece a redução de peso, mas sem exercícios o corpo vai ficar com aquele jeitão de "bola murcha". E dar um jeito no corpo flácido depois será muito mais difícil do que fazer a coisa direito desde o início.

A grande conclusão é que para conseguir um emagrecimento saudável será conciliar as duas coisas!

Sabendo disso é importante saber algumas coisas fundamentais, dentre elas...
Não fazer exercícios em jejum

Motivo: O combustível mais importante durante atividades físicas é o açúcar, que em forma de glicogênio muscular nos dá a energia necessária para trabalhos de força. Com pouco açúcar o organismo não consegue manter a eficiência para este tipo de trabalho. O indivíduo tem a impressão de ser o super-homem tentando levantar um alteres de criptonita (já passei por isso, e é uma sensação ridícula).

O que fazer então?
Até uma hora antes de começar os exercícios alimente-se com alimentos que contenham açúcar, como carboidratos (pão, frutas, leite ou iogurte adoçado ou barras energéticas). Batata, arroz e macarrão também são excelentes fontes, mas nunca senti vontade de comer isso as 06:00 da manhã. Não exagere na quantidade para não estar com o estômago cheio na hora dos exercícios.

E depois?
Após os exercícios é necessário ingerir mais carboidratos, pois como a "refeição" foi muito leve, não será suficiente para repor toda a energia gasta.

Ah sim, e o corpo agradece ao não esquecer de manter a hidratação durante os exercícios.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Décima quinta pesagem: -200 gramas

Apesar da redução nesta pesagem não ter sido nada excepcional, tenho bastante a comemorar!

Com estes 200 gramas a menos, passei a barreira dos 50% de peso perdidos. Dos 24 kg, até agora já perdi 12,2 kgs!

O caminho é longo o processo leva tempo. É essencial ter paciência com a balança, ser persistente nas ações e manter o moral elevado para não desistir. Manter a atenção focada no objetivo é a chave para seguir adiante.

Obrigado pela torcida. Vamos em frente!