sábado, 10 de novembro de 2007

Dieta e exercícios

Desde que começei o meu processo tenho lido muito sobre a importância em equilibrar a alimentação com atividade física, mas como isso influencia nos resultados?

A questão é que o exercício físico estimula o desenvolvimento muscular, mas sem uma dieta controlada o emagrecimento é limitado. Bem limitado. Quase nulo...

Por outro lado, uma boa dieta favorece a redução de peso, mas sem exercícios o corpo vai ficar com aquele jeitão de "bola murcha". E dar um jeito no corpo flácido depois será muito mais difícil do que fazer a coisa direito desde o início.

A grande conclusão é que para conseguir um emagrecimento saudável será conciliar as duas coisas!

Sabendo disso é importante saber algumas coisas fundamentais, dentre elas...
Não fazer exercícios em jejum

Motivo: O combustível mais importante durante atividades físicas é o açúcar, que em forma de glicogênio muscular nos dá a energia necessária para trabalhos de força. Com pouco açúcar o organismo não consegue manter a eficiência para este tipo de trabalho. O indivíduo tem a impressão de ser o super-homem tentando levantar um alteres de criptonita (já passei por isso, e é uma sensação ridícula).

O que fazer então?
Até uma hora antes de começar os exercícios alimente-se com alimentos que contenham açúcar, como carboidratos (pão, frutas, leite ou iogurte adoçado ou barras energéticas). Batata, arroz e macarrão também são excelentes fontes, mas nunca senti vontade de comer isso as 06:00 da manhã. Não exagere na quantidade para não estar com o estômago cheio na hora dos exercícios.

E depois?
Após os exercícios é necessário ingerir mais carboidratos, pois como a "refeição" foi muito leve, não será suficiente para repor toda a energia gasta.

Ah sim, e o corpo agradece ao não esquecer de manter a hidratação durante os exercícios.

Nenhum comentário: