terça-feira, 30 de outubro de 2007

Décima quarta pesagem: -900 gramas

Camaradas de caminhada,

Reencontrei meu caminho no processo de emagrecimento!

Estou mantendo uma alta frequência nos treinos, e isso combinado com uma alteração no programa de treinamento que aumentou a carga e quantidade de aparelhos está dando resultados impressionantes.
Lá se foram outros -900 gramas, dos quais me despeço com muita satisfação!

No aquecimento tenho executado a seguinte sequência:
  • 15 minutos de caminhada forte (7 km/h)
  • 1 min a 4 km /h
  • 10 min de corrida a 10,6 km/h
Adoro correr e não vejo a hora de chegar aos 10 kms. Entre caminhada e corrida estou na casa de 3,8 kms. O restante do treino leva mais uns 50 minutos para ser feito com capricho.

É claro que a RA tem que estar em dia, senão todo o esforço vai pro ralo.

Agora que reencontrei o fio da meada a responsabilidade aumentou. Se não tiver ganhos nas próximas pesagens não vai dar pra colocar a culpa nos duendes....

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Décima terceira pesagem: -600 gramas

Como é bom ver refletido na balança o esforço da semana!

Na semana que passou fiquei muito atento para não fazer besteira na RA e fui praticamente todos os dias na academia. Estou notando que a cada dia o condicionamento está melhor, principalmente o fôlego que está voltando aos pouquinhos. Para não perder mais uma semana, adotei uma postura bem firme na questão alimentar e na frequência dos exercícios. Foi trabalhoso, mas necessário. Fiquei estabilizado durante 3 semanas e já estava chateado por ficar empacado naquele peso.

Bem, estou muito feliz por ter funcionado!

Consegui reduzir ótimos 600 gramas e de quebra estou inaugurando a dezena dos 70 kgs. A próxima etapa é chegar nos 75 kgs e então reduzir em torno de 1 kg por mês até os almejados 68 kgs.

Para a próxima semana o plano é continuar no mesmo ritmo. Não tenho ilusões sobre as dificuldades do resto do caminho, mas será ótimo chegar lá com muita saúde e disposição. E é claro que eu vou chegar!

Reprimir desejo por chocolate pode causar efeito reverso, diz estudo

Psicólogos britânicos descobriram que pessoas que reprimem o desejo por chocolate podem acabar comendo ainda mais quando resolvem ceder à vontade.

Uma equipe de estudiosos da Universidade de Hertfordshire analisou 130 voluntários, divididos em dois grupos.

Liderados pelo psicólogo James Erskine, os pesquisadores pediram aos participantes do primeiro grupo que reprimissem seus pensamentos sobre chocolate e aos do segundo, que os manifestassem em voz alta.

Em seguida, os estudiosos distribuíram chocolates para todos os voluntários e perceberam que os que haviam contido o desejo num primeiro momento comeram quase o dobro da quantidade consumida pelos que haviam falado abertamente sobre sua relação com o alimento.

Este comportamento foi observado especialmente entre as mulheres.

Efeito iô-iô

Os psicólogos concluíram que conter o desejo de comer chocolate pode causar um efeito reverso, um fenômeno psicológico que ocorre quando nos dedicamos intensamente a um objetivo e obtemos o resultado exatamente contrário.

Os estudiosos disseram que o trabalho ajuda a explicar por que algumas mulheres são mais propensas ao efeito "iô-iô", voltando a engordar depois de fazerem dieta rigorosa, em que cortam radicalmente vários alimentos.

"O pior que se pode fazer a uma pessoa que está de dieta é dizer para não pensar em chocolate. Nós devemos tentar diminuir o consumo do produto oferecendo alternativas, mas não impondo a abstinência", disse James Erskine.

Erskine já realizou uma pesquisa similar entre fumantes que estavam tentando largar o vício e obteve resultados semelhantes.

O pesquisador está conduzindo agora um novo estudo para entender por que as mulheres foram mais vulneráveis ao efeito reverso.

"Este efeito parece ser pior entre pessoas que estão tentando suprimir alguma coisa que consideram como problemática", avalia Erskine.

Fonte: http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/bbc/2007/10/22/ult4432u693.jhtm

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Depoimento do Diogo Merino: -30 quilos em 2 anos

Caros colegas de caminhada,
Conversando com meu primo Diogo, um jovem decidido e muito simpático fiquei sabendo que ele é leitor do nosso blog e que conseguiu reduzir incríveis 30 quilos em 2 anos. Nesta ocasião ficamos conversando um bom tempo trocando dicas e informações sobre como ter uma vida mais saudável. Não resisti a tentação de pedir um depoimento sobre o seu processo, que ele generosamente enviou e que reproduzo com muito prazer. Muito obrigado Diogo e parabéns por seu sucesso!

Por Diogo Merino
30 quilos em 2 anos. Muito ou pouco? Depende do ponto de vista. Ao pegar um cristal conforme ele é girado se vêem diversas cores. Individualmente cada sujeito é diferente do outro, por isso que se enxergar cores diferentes, porém existe a necessidade de sujeitos juntos para vermos cores diferentes, que antes não eram vistas. A experiência de conhecer o novo trás como conseqüência a formação de conhecimento. Mas afinal, o q tudo isso tem haver com este blog?

O objetivo desde blog em especifico é relatar a experiência de um sujeito em sua busca de perca de peso, no caso Sr. Andrey! Porém ele já transcendeu sua intenção inicial, e agora se tornou um “ponto de encontro” entre pessoas em busca de um mesmo objetivo: PERDER PESO! Ou seria MELHOR QUALIDADE DE VIDA?! Ou então FICAR MAIS BONITO?! Ou então CONSEGUIR VESTIR AQUELA CALÇA QUE NÃO SERVE MAIS A MUITO TEMPO?! Não importa como é chamado, o que importa sim é a intenção. Este blog serve como ponto de encontro de um grupo, uma associação, uma rede. Aqui os relatos de experiências, conhecimentos, informações e dados, fazem com que novos conhecimentos sejam criados e assim a busca pelo objetivo maior se torna mais fácil.

Agora gostaria de me apresentar um pouco. Meu nome é Diogo, tenho 22 anos, trabalho, estudo, namoro, vida normal e comum. Tenho o hábito de ler muitos blogs, assino uns 70 feeds, ou seja, de manhã é terrível ler tudo, e estou aqui a convite do Andrey para além de relatar um pouco de minha história, também compartilhar algum conhecimento que ou possa ter ou adquirir.

Vejamos, minha vida inteira eu sempre estive acima do peso e com o passar do tempo, eu ia engordando cada vez mais e já cheguei a pesar 126 quilos. Minha vida inteira eu nunca havia tomado alguma atitude em relação ao meu tipo de alimentação, ou aos meus hábitos. Sempre comia o que eu queria, o quanto eu queria e quando eu queria. Sem critérios. Não que isso também me fazia um troglotida que comia tudo que via pela frente. Porém a verdade veio a tona um dia! Foi quando eu, por acaso (sendo que não era um hábito), estava em uma farmácia e me me pesei e ai eu vi que a coisa não estava muito boa e bem diferente do que eu imaginava. Estava com 126 quilos, principio de hipertensão e ácido úrico acima do limite. A partir daí decidi mudar hábitos e com isso, consegui, surpreendentemente perder 30 quilos em 2 anos (já que eu não tinha uma meta, uma missão, apenas estava decidido a perder alguns quilos. Quanto? Eu não sabia). Atualmente, tenho um saúde normal, todos meus exames estão normais, e ate uma curva glicemia que realizei a 2 semanas atrás está perfeita. Já estou pesando 95 quilos, e meu médico diz que este ritmo esta ótimo.

O que eu acho muito mais importante citar aqui são os hábitos que me levaram a perca de peso. São coisas simples e que exigem um pouco de sacrifício. A primeira coisa que eu fiz foi parar de comer açúcar. Não comi nada de açúcar. Sem balas, chocolate, achocolatado, sorvete, biscoito, eu seja, sem nada de bom. A única coisa com açúcar que eu comia era café com leite, até que com muito esforço eu consegui substituir por adoçante. E depois de um tempo, acabei consumindo sem nada mesmo, nem açucar e nem adoçante. Também criei o hábito de tomar chá sem açúcar. Pelo que pude perceber, talvez eu esteja errado, mas conforme eu fui passando o tempo sem consumir açúcar e ainda criando um hábito de algumas coisas consumir “amarga” mesmo, eu acabei me acostumando a isso, e a depois de algum tempo eu não tinha “vontade” de comer açúcar, e das poucas vezes que eu acabava consumindo algo doce, por exemplo sorvete, eu não comia muito, já me sentia enjoado, eu sentia nas coisas como se estivesse “melada”, com muito açúcar. Além do açúcar, fiz algumas pequenas pesquisas a respeito de tipos de alimentação, ou seja, queria saber o que era melhor comer para não engordar, me preocupava com alguns aspectos em relação a quantidades de calorias, aprendi a comer uma serie de coisas muito mais saudáveis e coisas vegetais. Há, falando em vegetais, eu comia muita fruta quando eu começei a deixar de comer açúcar. Mas também é importante observar, que não adianta comer qualquer fruta por exemplo. Foi por isso que eu realizei aquela pesquisa como disse anteriormente. Acabei descobrindo com minhas pesquisas, que não adianta eu comer manga só porque é uma fruta, pois manga contem um alto teor de calorias, sendo mais recomendável comer maçã ou pera. Também, apesar de parecer incoerente, não é recomendável comer muita melancia. A melancia tem alto teor de água, porém também tem alto teor de calorias.

Atualmente ainda tenho uma alimentação mais regular, porém não tão rígida como antigamente. E eu percebo que mesmo assim eu continuo perdendo peso, só que em um ritmo menor que anteriormente.

Uma ultima consideração que eu gostaria de fazer, é em relação ao que eu estudo atualmente e ao que eu acredito.

Primeiramente, eu faço Especialização em Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual. O que é isso? Ainda não sei direito, rs. Mas é algo como fazer gestão para o conhecimento, tanto pessoal como alheio, e com isso gerar inovações. Isso pode ser usado tanto na vida profissional quanto na pessoal, e eu acredito que uma das formas de se realizar tal condição é criando um espaço aonde possa haver condições para as pessoas aprenderem com outras pessoas. Sim! Esse espaço pode ser um blog! E isso é um blog. Através de nossos movimentos nesse espaço podemos aprender com o outro.

É um grande prazer participar aqui e espero que possa de alguma forma ajudar alguém.


terça-feira, 16 de outubro de 2007

Décima segunda pesagem: 0 x 0

As mudanças que fiz na minha alimentação na última semana não surtiram muito efeito....
Não perdi absolutamente nada. Continuo empacado na casa dos 80 kgs, e na próxima semana vou completar um mês com praticamente o mesmo peso.

Naturalmente, eu sei porquê isso está acontecendo. Não é questão que eu esteja sendo injustiçado pelos deuses, ou que algum duende travesso esteja subindo comigo na balança.

Simplesmente estou comendo demais!

Fico doido da vida quando alguém sugere que a dificuldade esteja relacionado aos astros, duendes ou a tireóide. Controla esta bocarra e pronto. Vai ver que não depende de ninguém além de você e ainda poderá desfrutar da impagável sensação de missão cumprida.

Vamos em frente que agora é tempo de "Vergonhol"!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Décima primeira pesagem: -100 gramas

Pela segunda semana consecutiva o resultado da pesagem foi aquém do desejado.
Estou fazendo academia no mínimo 3 vezes por semana, mas por enquanto isso não fez nenhuma diferença na redução.
Naturalmente, notei uma grande melhora na disposição e na capacidade respiratória. Só por isso já está valendo a pena, mas não vou me permitir ficar empacado na casa dos 80 kilos.

Fiz uma análise do que pode estar me sabotando e até agora notei os seguintes pontos:

1- Síndrome do "já é o bastante"
Minhas roupas estão no limite. Se perder mais 3 kilos elas já não vão mais servir e vou ficar praticamente sem nenhuma roupa. Estou com dó de me desfazer delas e isso também está me prendendo. Além disso, com 10 kilos a menos já me sinto bem melhor e o meu IMC que durante um bom tempo esteve na faixa de "obesidade" agora chegou em "sobrepeso". É uma sensação de alívio tão incrível que preciso me policiar para não ficar 'deitado em berço explêndido'.

2- Receio de continuar e falhar na manutenção
Já comentei algumas vezes que discordo do emagrecimento baseado em remédios porque eles tiram do obeso a responsabilidade em controlar sua alimentação. Continuo com a mesma opinião, mas entendo melhor o motivo de tantas pessoas optarem por este caminho. Depois de ter perdido estes 10 kilos fico preocupado se vou conseguir mantê-los longe. Me tranquilizo ao lembrar que não existe outro caminho seguro além da RA e que todos os que a levam a sério conseguem fazer a manutenção.

3- Readaptação alimentar devido às atividades físicas
Estava acostumado a me alimentar de uma certa forma e não sentir fome. No máximo uma vontade de beliscar alguma coisa, mas que com um pouco de disciplina conseguia contornar. Agora é diferente. Estou precisando comer mais e melhor senão a fome chega com tudo. Tenho que descobrir este novo ponto de equilíbrio, que me permita perder peso e ter energia para os exercícios. Já mudei algumas coisas, vamos ver se vai surtir efeito na próxima pesagem.

Estes foram os pontos que consegui observar até agora, vou corrigir a rota e seguir em frente. Ainda faltam 14 kilos e não vou desistir tão facilmente.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Décima pesagem: -100 gramas

Vejam só que curioso... retomei a academia esta semana e pensei que iria abafar na pesagem.
Que nada.
Realmente os exercícios ativaram meu metabolismo, mas isso também deu muita fome. E particularmente não gosto de sentir fome. Resultado: perdi míseras 100 gramas.
Vou ter que rever algumas coisas, preciso voltar a perder em torno de 500 gramas por semana senão meu processo vai empacar.

Nesta semana fiz a avaliação física na academia, e estou bastante empolgado pelo resultado. Só em uma modalidade estou "regular". Em todo o resto está "fraco". Um belo choque de realidade!

Este resultado de fato me anima, pois mostra que ainda posso melhorar muito minha qualidade de vida. Só uma melhora de 30% na capacidade cardio-respiratória já vai me fazer sentir muito melhor!

Vamos ver como será esta semana. Estou fazendo academia sempre que possível e mantendo atenção especial na RA para não fazer bobagem na hora daquela fome. É um novo momento de adaptação e sei que se tomar cuidado vou conseguir superar e ter muitas vantagens.

Vamos em frente a todo vapor!