terça-feira, 9 de outubro de 2007

Décima primeira pesagem: -100 gramas

Pela segunda semana consecutiva o resultado da pesagem foi aquém do desejado.
Estou fazendo academia no mínimo 3 vezes por semana, mas por enquanto isso não fez nenhuma diferença na redução.
Naturalmente, notei uma grande melhora na disposição e na capacidade respiratória. Só por isso já está valendo a pena, mas não vou me permitir ficar empacado na casa dos 80 kilos.

Fiz uma análise do que pode estar me sabotando e até agora notei os seguintes pontos:

1- Síndrome do "já é o bastante"
Minhas roupas estão no limite. Se perder mais 3 kilos elas já não vão mais servir e vou ficar praticamente sem nenhuma roupa. Estou com dó de me desfazer delas e isso também está me prendendo. Além disso, com 10 kilos a menos já me sinto bem melhor e o meu IMC que durante um bom tempo esteve na faixa de "obesidade" agora chegou em "sobrepeso". É uma sensação de alívio tão incrível que preciso me policiar para não ficar 'deitado em berço explêndido'.

2- Receio de continuar e falhar na manutenção
Já comentei algumas vezes que discordo do emagrecimento baseado em remédios porque eles tiram do obeso a responsabilidade em controlar sua alimentação. Continuo com a mesma opinião, mas entendo melhor o motivo de tantas pessoas optarem por este caminho. Depois de ter perdido estes 10 kilos fico preocupado se vou conseguir mantê-los longe. Me tranquilizo ao lembrar que não existe outro caminho seguro além da RA e que todos os que a levam a sério conseguem fazer a manutenção.

3- Readaptação alimentar devido às atividades físicas
Estava acostumado a me alimentar de uma certa forma e não sentir fome. No máximo uma vontade de beliscar alguma coisa, mas que com um pouco de disciplina conseguia contornar. Agora é diferente. Estou precisando comer mais e melhor senão a fome chega com tudo. Tenho que descobrir este novo ponto de equilíbrio, que me permita perder peso e ter energia para os exercícios. Já mudei algumas coisas, vamos ver se vai surtir efeito na próxima pesagem.

Estes foram os pontos que consegui observar até agora, vou corrigir a rota e seguir em frente. Ainda faltam 14 kilos e não vou desistir tão facilmente.

Um comentário:

Beth disse...

Sua reflexão mais uma vez foi super adequada, muito legal mesmo seu jeito de encarar e de ser produtivo diante de resultados que, embora positivos, não o estão agradando/satisfazendo.
Realmente, a questão das roupas pode ser recurso motivacional ou um empurrão para a auto-sabotagem inconsciente, e a melhor coisa a fazer, neste caso, é vincular fortemente este fator a sucesso, a vitória. É duro ficar com poucas roupas, isto remete à lembrança de que gastos virão, mas pense que isto agora está acontecendo porque você está evoluindo, emagrecendo, e não por estar perdendo roupas como antes, por estar engordando. Eu perdia roupas rapidamente, porque engordava, elas puíam ou esgarçavam, ou simplesmente de repente não fechavam mais. Vê-las ficando largas e feias no corpo foi um prêmio, tratei de vincular logo aquilo a ganho, e era mesmo!
Sobre as outras avaliações, você também foi perfeito, aliás eu sempre acho que você tem uma forma muito correta e segura de levar seu processo, desde que vim aqui pela primeira vez só gostei do que li.
E desejo, como sempre, muito sucesso e luz, muitas alegrias nesta sua evolução bonita.
E, caso deseje me visitar, será um prazer.
Abraços e parabéns
Beth
http://aconquista.zip.net