sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Depoimento do Diogo Merino: -30 quilos em 2 anos

Caros colegas de caminhada,
Conversando com meu primo Diogo, um jovem decidido e muito simpático fiquei sabendo que ele é leitor do nosso blog e que conseguiu reduzir incríveis 30 quilos em 2 anos. Nesta ocasião ficamos conversando um bom tempo trocando dicas e informações sobre como ter uma vida mais saudável. Não resisti a tentação de pedir um depoimento sobre o seu processo, que ele generosamente enviou e que reproduzo com muito prazer. Muito obrigado Diogo e parabéns por seu sucesso!

Por Diogo Merino
30 quilos em 2 anos. Muito ou pouco? Depende do ponto de vista. Ao pegar um cristal conforme ele é girado se vêem diversas cores. Individualmente cada sujeito é diferente do outro, por isso que se enxergar cores diferentes, porém existe a necessidade de sujeitos juntos para vermos cores diferentes, que antes não eram vistas. A experiência de conhecer o novo trás como conseqüência a formação de conhecimento. Mas afinal, o q tudo isso tem haver com este blog?

O objetivo desde blog em especifico é relatar a experiência de um sujeito em sua busca de perca de peso, no caso Sr. Andrey! Porém ele já transcendeu sua intenção inicial, e agora se tornou um “ponto de encontro” entre pessoas em busca de um mesmo objetivo: PERDER PESO! Ou seria MELHOR QUALIDADE DE VIDA?! Ou então FICAR MAIS BONITO?! Ou então CONSEGUIR VESTIR AQUELA CALÇA QUE NÃO SERVE MAIS A MUITO TEMPO?! Não importa como é chamado, o que importa sim é a intenção. Este blog serve como ponto de encontro de um grupo, uma associação, uma rede. Aqui os relatos de experiências, conhecimentos, informações e dados, fazem com que novos conhecimentos sejam criados e assim a busca pelo objetivo maior se torna mais fácil.

Agora gostaria de me apresentar um pouco. Meu nome é Diogo, tenho 22 anos, trabalho, estudo, namoro, vida normal e comum. Tenho o hábito de ler muitos blogs, assino uns 70 feeds, ou seja, de manhã é terrível ler tudo, e estou aqui a convite do Andrey para além de relatar um pouco de minha história, também compartilhar algum conhecimento que ou possa ter ou adquirir.

Vejamos, minha vida inteira eu sempre estive acima do peso e com o passar do tempo, eu ia engordando cada vez mais e já cheguei a pesar 126 quilos. Minha vida inteira eu nunca havia tomado alguma atitude em relação ao meu tipo de alimentação, ou aos meus hábitos. Sempre comia o que eu queria, o quanto eu queria e quando eu queria. Sem critérios. Não que isso também me fazia um troglotida que comia tudo que via pela frente. Porém a verdade veio a tona um dia! Foi quando eu, por acaso (sendo que não era um hábito), estava em uma farmácia e me me pesei e ai eu vi que a coisa não estava muito boa e bem diferente do que eu imaginava. Estava com 126 quilos, principio de hipertensão e ácido úrico acima do limite. A partir daí decidi mudar hábitos e com isso, consegui, surpreendentemente perder 30 quilos em 2 anos (já que eu não tinha uma meta, uma missão, apenas estava decidido a perder alguns quilos. Quanto? Eu não sabia). Atualmente, tenho um saúde normal, todos meus exames estão normais, e ate uma curva glicemia que realizei a 2 semanas atrás está perfeita. Já estou pesando 95 quilos, e meu médico diz que este ritmo esta ótimo.

O que eu acho muito mais importante citar aqui são os hábitos que me levaram a perca de peso. São coisas simples e que exigem um pouco de sacrifício. A primeira coisa que eu fiz foi parar de comer açúcar. Não comi nada de açúcar. Sem balas, chocolate, achocolatado, sorvete, biscoito, eu seja, sem nada de bom. A única coisa com açúcar que eu comia era café com leite, até que com muito esforço eu consegui substituir por adoçante. E depois de um tempo, acabei consumindo sem nada mesmo, nem açucar e nem adoçante. Também criei o hábito de tomar chá sem açúcar. Pelo que pude perceber, talvez eu esteja errado, mas conforme eu fui passando o tempo sem consumir açúcar e ainda criando um hábito de algumas coisas consumir “amarga” mesmo, eu acabei me acostumando a isso, e a depois de algum tempo eu não tinha “vontade” de comer açúcar, e das poucas vezes que eu acabava consumindo algo doce, por exemplo sorvete, eu não comia muito, já me sentia enjoado, eu sentia nas coisas como se estivesse “melada”, com muito açúcar. Além do açúcar, fiz algumas pequenas pesquisas a respeito de tipos de alimentação, ou seja, queria saber o que era melhor comer para não engordar, me preocupava com alguns aspectos em relação a quantidades de calorias, aprendi a comer uma serie de coisas muito mais saudáveis e coisas vegetais. Há, falando em vegetais, eu comia muita fruta quando eu começei a deixar de comer açúcar. Mas também é importante observar, que não adianta comer qualquer fruta por exemplo. Foi por isso que eu realizei aquela pesquisa como disse anteriormente. Acabei descobrindo com minhas pesquisas, que não adianta eu comer manga só porque é uma fruta, pois manga contem um alto teor de calorias, sendo mais recomendável comer maçã ou pera. Também, apesar de parecer incoerente, não é recomendável comer muita melancia. A melancia tem alto teor de água, porém também tem alto teor de calorias.

Atualmente ainda tenho uma alimentação mais regular, porém não tão rígida como antigamente. E eu percebo que mesmo assim eu continuo perdendo peso, só que em um ritmo menor que anteriormente.

Uma ultima consideração que eu gostaria de fazer, é em relação ao que eu estudo atualmente e ao que eu acredito.

Primeiramente, eu faço Especialização em Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual. O que é isso? Ainda não sei direito, rs. Mas é algo como fazer gestão para o conhecimento, tanto pessoal como alheio, e com isso gerar inovações. Isso pode ser usado tanto na vida profissional quanto na pessoal, e eu acredito que uma das formas de se realizar tal condição é criando um espaço aonde possa haver condições para as pessoas aprenderem com outras pessoas. Sim! Esse espaço pode ser um blog! E isso é um blog. Através de nossos movimentos nesse espaço podemos aprender com o outro.

É um grande prazer participar aqui e espero que possa de alguma forma ajudar alguém.


4 comentários:

Anônimo disse...

Cara, muuuuito bom o que vc escreveu e a sua atitude!

Parabéns pela tua força de vontade!!!

Muito sucesso p/ vc!

Beth disse...

Depoimento muito especial, muito bacana mesmo. Admirável. Desejo que você continue vencendo, dia após dia. Felicidades.
Beijo
Beth
http://aconquista.zip.net

Lidy disse...

Diogo, sou de Minas e com muita satisfação tive o privilégio de ser presenteada com seus depoimentos hoje dia 27 de março de 2009! Comecei a mudar de vida a exatos 25 dias e estava um pouco desanimada apesar de perseverante em minha dieta e exercícios ( jump e hidroginástica). Mais hoje vejo q o caminho não é tão facil assim como parecia e por isso agora depois de ver o seu comentario me sinto mais determinada por saberque isso DEMORA E Q TENHO DE TER TBM É MUITA PACIÊNCIA!Gostaria de poder contar com vc pra me ajudar em tdo q puder pra q eu possa vencer como vc. Poderia me adcionar no msn? se caso puder o meu é lidiareisfontes@hotmail.com . Desde já agradeço se puder!Um forte abraço e muito obrigada pelo depoimento!!!
Lisa.

Lidy disse...

Diogo, sou de Minas e com muita satisfação tive o privilégio de ser presenteada com seus depoimentos hoje dia 27 de março de 2009! Comecei a mudar de vida a exatos 25 dias e estava um pouco desanimada apesar de perseverante em minha dieta e exercícios ( jump e hidroginástica). Mais hoje vejo q o caminho não é tão facil assim como parecia e por isso agora depois de ver o seu comentario me sinto mais determinada por saberque isso DEMORA E Q TENHO DE TER TBM É MUITA PACIÊNCIA!Gostaria de poder contar com vc pra me ajudar em tdo q puder pra q eu possa vencer como vc. Poderia me adcionar no msn? se caso puder o meu é lidiareisfontes@hotmail.com . Desde já agradeço se puder!Um forte abraço e muito obrigada pelo depoimento!!!
Lisa.