domingo, 20 de janeiro de 2008

Perda de peso não deve ultrapassar 10% ao mês

Perda de peso não deve ultrapassar 10% ao mês
por Adriana Kachani

E mais: efeito sanfona e dicas de emagrecimento

Recebo inúmeras cartas de leitores perguntando por que sempre emagrecem-engordam, emagrecem-engordam, emagrecem-engordam...esse vai e vem do peso é conhecido popularmente por efeito sanfona. Quem nunca ouviu falar?

"É importante controlar a perda de peso, que nunca deve ultrapassar 10% ao mês. Isso é muito importante para não levar o indivíduo à desnutrição. E sabe –se que uma pessoa desnutrida, quando come, absorve muito mais rapidamente os nutrientes – levando-a a engordar rapidamente" O fenômeno acontece por vários motivos. O primeiro deles é que quando fazemos uma dieta muito restritiva, em determinado momento não agüentamos mais, e então...comemos em dobro, em busca do tempo perdido! Por isso que dietas cheias de proibições e com quantidades calóricas baixíssimas não costumam funcionar.

O que é proibido sempre é mais gostoso e então ficamos idealizando a coisa até o momento em que não agüentamos mais de vontade! O certo é não deixar de comer nada que temos vontade, mas consumir sempre moderadamente, usando o bom senso.

Em relação a quantidades, o alimento está para nosso corpo assim como a gasolina está para um carro. Quem não come, não funciona! Assim, quando diminuímos a quantidade calórica da nossa dieta, muitos efeitos adversos podem ocorrer: cansaço, desmaios, pressão baixa, desânimo, depressão, desnutrição...e então, para compensar isso tudo comemos muito, muitíssimo!

Devemos sempre esquecer os regimes. O certo é pensar em reeducação alimentar, ou seja, aprender a comer, para o resto da vida! Regime é temporário e esta palavra já lembra fome e privação.

Perda de peso não deve ultrapassar 10% ao mês

Outra dica importante é controlar a perda de peso, que nunca deve ultrapassar 10% ao mês. Isso é muito importante para não levar o indivíduo à desnutrição. E sabe –se que uma pessoa desnutrida, quando come, absorve muito mais rapidamente os nutrientes – levando-a a engordar rapidamente. Quando maior a depleção (redução de qualquer matéria armazenada no corpo), maior a absorção, uma vez que esta é uma forma de nosso organismo se proteger quando faltam nutrientes.

Essa restrição/liberação geral pode deixar nosso corpo confuso. Sem saber se está livre para gastar o que quiser ou se deve poupar calorias para não passar necessidades, nosso metabolismo começa a trabalhar com o mínimo de energia, para se garantir. É o que chamamos de metabolismo lento, que nos faz engordar mesmo comendo só saladas.

Devemos também sempre ter em mente que emagrecer não é perder peso na balança. É perder gordura, alterar dobras cutâneas, entrar nas calças apertadas, levar um assobio na rua. Isso porque quando fazemos uma dieta muito radical, o normal é perdemos água, massa muscular, e não gordura! Já tenho quase quarenta anos e lembro-me da época em que moças colocavam plástico na barriga e iam para a academia. O plástico as faziam suar, e o peso da balança caía muito. Mas o que estavam perdendo era água, as moças estavam desidratando! Por isso é importante sabermos distinguir nossa massa corporal, o que é gordura, o que é musculatura e o que é água. Para isso existem hoje aparelhos de bioimpedância que auxiliam na estimativa dessas medidas.

Medicação só sob orientação médica

É comum eu repetir nos meus artigos para que as pessoas fujam da medicação. Esta deve ser usada sim, quando há necessidade de perda de muitos quilos e sempre, sempre só sob orientação médica. Estas medicações, normalmente à base de anfetaminas, nos fazem emagrecer com uma dieta muito restritiva e então...lá vem efeito sanfona novamente!

Chás e laxantes

Chás e laxantes. OK, são vendidos sem prescrição médica. Mas saibam que os laxantes agem no intestino grosso, no momento da absorção de água, quando todos os outros nutrientes já foram absorvidos. Então, quando usamos um laxante, na verdade não estamos emagrecendo, mas sim, desidratando.

Acho que a principal questão para não sofrer o efeito sanfona é não acreditar em milagres. Se existisse uma fórmula mágica para emagrecimento sem nenhuma restrição, o inventor já haveria ganho o Nobel. A saída é se convencer de que uma dieta deve ser feita de forma lenta, com mudanças em hábitos e estilo de vida. Ver os alimentos de uma nova forma, comportar-se adequadamente perante eles. E em troca, ficar bonita e saudável.

Fonte: http://www1.uol.com.br/vyaestelar/alimentosevoce.htm

4 comentários:

Beth disse...

Oi Andrey, fazia tempo que eu não vinha aqui lhe fazer uma visita, me desculpe. Vou tentando atualizar as passadinhas nos blogs amigos, mas faço isto aos poucos, na medida do possível e aí, acabo demorando muito.
Li o post anterior, em que você contou sobre 3 kg recuperados, mas isto nesta época do ano é mesmo normal, embora indesejável. Sei que vai batalhar direitinho, daqui a pouco já estará registrando a nova virada. Adorei o último post, sempre é bom trazer coisas assim, que mostram caminhos perigosos que muitas vezes são utilizados indevidamente para um emagrecimento a jato, com riscos para a saúde. O povo pensa no novo peso, mas não pensa que o caminho para isto, se não for equilibrado e seguro, pode gerar mil problemas. Concordo, se houvesse mágica, não teríamos mais no mundo pessoas gordas, e desde que me entendo por gente são anunciados diversos produtos, dos mais 'aparentemente banais' aos mais pesados para solucionar a questão do peso. E nestes 51 anos de estrada, nos quais já fiz muita bobagem até fazer a coisa certa, já acompanhei e ainda acompanho uma infinidade de pessoas insistindo nos atalhos que não levam a nada. Nao vi ninguém seguir e vencer de verdade através deles.
Desejo muito sucesso, que 2008 seja um ano vitorioso para você em todos os segmentos da sua vida. Beijinho
Beth
http://aconquista.zip.net

Diogo b/m disse...

Oiew..
Se prepara pra domingo. A coisa vai ser grande.
Abraços.

Andrey disse...

Olá Beth,

Meu processo está meio enturbulado neste começo de ano. Não estou conseguindo manter a frequência na academia, e isso está me atrapalhando bastante.
Fico mais tranquilo por saber que não sou o único a passar por isso, mas isso não me exime da responsabilidade.

Gosto muito de postar estas matérias que avisam dos tais "produtos milagrosos" por já ter tentado vários deles. O que funciona são exercícios e educação alimentar. O resto é besteirol.

Muito obrigado pela visita e volte sempre. Você é muito bem vinda!

Sucesso!

Andrey

Andrey disse...

Olá Diogo,

Vai ser muito bom juntar o pessoal para rever a camarada Adriano. Bem vindo ao Brasil brother! Voçê faz muita falta!

Andrey