terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Gratuito, Fatworld joga pesado contra obesidade

SÉRIO Game explora práticas nutricionais; jogador decide quais os hábitos de alimentação e de exercício do seu personagem e vê as conseqüências das escolhas

À primeira vista, Fatworld pode até soar irônico. Afinal, jogar games sempre foi uma atividade, ainda que equivocadamente, associada a um estilo de vida sedentário, estereótipo que iniciativas como o Wii estão ajudando a enterrar de vez.
Mesmo assim, chama a atenção um jogo sobre política de nutrição, que explora a relação entre a obesidade e a cultura norte-americana de hoje.
Gratuito e com meros 14 Mbytes (www.fatworld.org), Fatworld é um "serious game", ou seja, um jogo cuja proposta vai além do puro e simples entretenimento.
Não é de admirar, portanto, que o site oficial ofereça uma série de informações para alertar sobre o problema da obesidade, embasadas por centros de pesquisas dos EUA -30% dos adultos e 15% das crianças e jovens do país são obesos.

Cardápio de relações
Desenvolvido pela Persuasive Games e pela ITVS Interactive, diferentemente de mostrar às pessoas o que comer ou como se exercitar, Fatworld demonstra a complexa e intrincada relação entre nutrição e fatores como orçamento familiar, regulamentação e subsídios governamentais.
De acordo com as produtoras, os esforços para conscientizar o público sobre a importância da prática diária de exercícios não funcionam como o desejado.
No game, o jogador cria um personagem, determinando peso e condições de saúde iniciais, abrangendo predisposição para problemas como diabetes, doenças cardíacas ou alergias a certos alimentos.
A partir de então, inserido em um mundo com outros personagens, cabe decidir a sua alimentação e os seus hábitos de praticar exercícios físicos.
O ponto-chave é que o jogador vê as conseqüências de suas escolhas, já que o tempo em Fatworld passa mais rápido.
Uma alimentação inadequada engorda o personagem, que passa a movimentar-se custosamente e, eventualmente, vê doenças e até mesmo a morte baterem à sua porta.
Os que tiverem hábitos saudáveis, por outro lado, viverão mais e melhor.
Também é possível influenciar outros habitantes de Fatworld criando restaurantes e decidindo o que tais locais servirão aos clientes -para isso, existem centenas de receitas que vêm com o jogo, mas o jogador pode criar as suas e compartilhá-las on-line.
Há ainda um componente político que permite, por exemplo, mudar dinâmicas de mercado, banindo frutas ou carnes das prateleiras.
Fatworld pode, muitas vezes, assustar, pois é uma espécie de laboratório em que as escolhas têm conseqüências a curto prazo, e essas são claramente exibidas ao jogador.
Porém, se o problema é sério, vale tudo para jogar pesado contra a obesidade.
Os chamados jogos sérios são muito parecidos com os jogos educativos, mas pensados para um público mais velho.
No blog seriousgamesblog. blogspot.com, é possível conhecer outras iniciativas semelhantes a Fatworld.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/informat/fr2301200814.htm

domingo, 20 de janeiro de 2008

Perda de peso não deve ultrapassar 10% ao mês

Perda de peso não deve ultrapassar 10% ao mês
por Adriana Kachani

E mais: efeito sanfona e dicas de emagrecimento

Recebo inúmeras cartas de leitores perguntando por que sempre emagrecem-engordam, emagrecem-engordam, emagrecem-engordam...esse vai e vem do peso é conhecido popularmente por efeito sanfona. Quem nunca ouviu falar?

"É importante controlar a perda de peso, que nunca deve ultrapassar 10% ao mês. Isso é muito importante para não levar o indivíduo à desnutrição. E sabe –se que uma pessoa desnutrida, quando come, absorve muito mais rapidamente os nutrientes – levando-a a engordar rapidamente" O fenômeno acontece por vários motivos. O primeiro deles é que quando fazemos uma dieta muito restritiva, em determinado momento não agüentamos mais, e então...comemos em dobro, em busca do tempo perdido! Por isso que dietas cheias de proibições e com quantidades calóricas baixíssimas não costumam funcionar.

O que é proibido sempre é mais gostoso e então ficamos idealizando a coisa até o momento em que não agüentamos mais de vontade! O certo é não deixar de comer nada que temos vontade, mas consumir sempre moderadamente, usando o bom senso.

Em relação a quantidades, o alimento está para nosso corpo assim como a gasolina está para um carro. Quem não come, não funciona! Assim, quando diminuímos a quantidade calórica da nossa dieta, muitos efeitos adversos podem ocorrer: cansaço, desmaios, pressão baixa, desânimo, depressão, desnutrição...e então, para compensar isso tudo comemos muito, muitíssimo!

Devemos sempre esquecer os regimes. O certo é pensar em reeducação alimentar, ou seja, aprender a comer, para o resto da vida! Regime é temporário e esta palavra já lembra fome e privação.

Perda de peso não deve ultrapassar 10% ao mês

Outra dica importante é controlar a perda de peso, que nunca deve ultrapassar 10% ao mês. Isso é muito importante para não levar o indivíduo à desnutrição. E sabe –se que uma pessoa desnutrida, quando come, absorve muito mais rapidamente os nutrientes – levando-a a engordar rapidamente. Quando maior a depleção (redução de qualquer matéria armazenada no corpo), maior a absorção, uma vez que esta é uma forma de nosso organismo se proteger quando faltam nutrientes.

Essa restrição/liberação geral pode deixar nosso corpo confuso. Sem saber se está livre para gastar o que quiser ou se deve poupar calorias para não passar necessidades, nosso metabolismo começa a trabalhar com o mínimo de energia, para se garantir. É o que chamamos de metabolismo lento, que nos faz engordar mesmo comendo só saladas.

Devemos também sempre ter em mente que emagrecer não é perder peso na balança. É perder gordura, alterar dobras cutâneas, entrar nas calças apertadas, levar um assobio na rua. Isso porque quando fazemos uma dieta muito radical, o normal é perdemos água, massa muscular, e não gordura! Já tenho quase quarenta anos e lembro-me da época em que moças colocavam plástico na barriga e iam para a academia. O plástico as faziam suar, e o peso da balança caía muito. Mas o que estavam perdendo era água, as moças estavam desidratando! Por isso é importante sabermos distinguir nossa massa corporal, o que é gordura, o que é musculatura e o que é água. Para isso existem hoje aparelhos de bioimpedância que auxiliam na estimativa dessas medidas.

Medicação só sob orientação médica

É comum eu repetir nos meus artigos para que as pessoas fujam da medicação. Esta deve ser usada sim, quando há necessidade de perda de muitos quilos e sempre, sempre só sob orientação médica. Estas medicações, normalmente à base de anfetaminas, nos fazem emagrecer com uma dieta muito restritiva e então...lá vem efeito sanfona novamente!

Chás e laxantes

Chás e laxantes. OK, são vendidos sem prescrição médica. Mas saibam que os laxantes agem no intestino grosso, no momento da absorção de água, quando todos os outros nutrientes já foram absorvidos. Então, quando usamos um laxante, na verdade não estamos emagrecendo, mas sim, desidratando.

Acho que a principal questão para não sofrer o efeito sanfona é não acreditar em milagres. Se existisse uma fórmula mágica para emagrecimento sem nenhuma restrição, o inventor já haveria ganho o Nobel. A saída é se convencer de que uma dieta deve ser feita de forma lenta, com mudanças em hábitos e estilo de vida. Ver os alimentos de uma nova forma, comportar-se adequadamente perante eles. E em troca, ficar bonita e saudável.

Fonte: http://www1.uol.com.br/vyaestelar/alimentosevoce.htm

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Juntar os cacos e retomar a caminhada

Festas, academia fechada, feriados, viagem....

Não deu outra, ganhei quase 3 kilos em duas semanas de muita comilança e nenhum exercício.

Isso já tinha acontecido antes quando viajei para a Bahia e fica como um aviso - que me faz pensar que é correto o ditado de que o preço da liberdade é a eterna vigilância.

Neste momento estou correndo atrás do prejuízo. Vai levar alguns dias até chegar no peso que estava no final do ano, mas tenho um ano inteirinho pela frente e não serão alguns dias que vão me desanimar.

Um dia de cada vez, fazendo o necessário eu sei que vou alcançar meu peso em alguns meses. É só continuar.

Vamos em frente!